Ao iniciar o jogo, é nítido pela jogabilidade que existem inúmeras assistências ativadas no jogo por padrão, tirando toda a “simulação” da coisa e deixando o game mais parecido com um Mario Kart da vida. As assistências podem até ser boas para iniciantes, mas neste artigo abordaremos a melhor ordem para ir desativando as assistências uma por uma, aprendendo a jogar melhor com cada desativação.
1 – Assistência de direção
O primeiro passo com certeza é desativar a assistência de direção, é ela que faz o jogo virar parcialmente o volante por você, com essa assistência ligada você praticamente não está jogando. Dentre todas as assists, essa é a que mais dá a sensação de “Mario Kart”. Logo após desligar essa assistência, talvez seja de seu interesse calibrar e configurar seu controle, isso será abordado em um artigo futuro.
2 – Frenagem automática
Também é outra assistência que passa a sensação de “não estar jogando”, com ela ligada o freio é acionado automaticamente quando chega na curva ou perto da traseira de outro carro. Desativar essa assist é fundamental para começar a ter controle do carro. Talvez no começo a maior dificuldade seja não bater nos outros carros, mas isso é uma habilidade importante de desenvolver pois acertar outros carros e fazer outras barbeiragens diminui os pontos da superlicença do jogo.
3 – Linha de traçado
Trata-se de uma assistência visual que indica o trajeto que seu carro deve seguir e em quais ponto deve frear e o quanto deve frear. Desativar essa assistência gradualmente, deixando a linha só nas curvas primeiramente, irá te ajudar a aprender melhor o traçado das pistas e como fazer as curvas de forma otimizada.
4 – Controle de tração
Talvez desativar totalmente o controle de tração seja o último passo, mas deixar o controle de tração no “parcial” é fundamental para aprender como o carro funciona de verdade. É de longe uma das desativações de assistências que mais trará resultados nas suas corridas, diminuindo drasticamente seus tempos de volta. Ao desativar essa assist, seu carro “destrava” a velocidade máxima, ficando muito mais rápido nas retas, mas cuidado, sem o controle de tração você precisará medir no braço o quanto de aceleração o motor deve ter em cada momento, então a dica é acelerar devagar depois das curvas, quando o carro estiver em linha reta.
5 – Freio ABS
O freio ABS no jogo e na vida real é um sistema eletrônico que pressiona os freios gradualmente e impede que as rodas travem numa frenagem, impedindo derrapadas. Desativar ele otimiza a frenagem nas curvas e instintivamente faz você pisar menos no freio. É uma assistência muito difícil de ficar sem, mas a dica é pisar forte no freio na reta e soltar o freio gradualmente conforme se aproxima da curva para não travar as rodas.
6 – Câmbio manual
Desligar o câmbio automático e trocar de marcha manualmente é uma das assistências mais difíceis de se desabilitar e que mais precisará de treino para ganhar tempos de volta ao ponto de compensar a mudança. Entretanto os ganhos serão expressivos com o torque, a economia de pneus e a frenagem de motor.
7 – Largada automática
Essa é uma assist que é desativada automaticamente ao jogar no online ou com uma superlicença nível B ou superior. Sem a largada automática, será necessário pisar na embreagem, manter o RPM do carro entre 10 a 12 mil (controlando o acelarador) e soltar somente quando as luzes se apagarem.
8 – Outras assistências
Existem uma série de outras assistências e acertos do carro que podem ser feitos manualmente, mas que não irão gerar ganhos tão rápidos e expressivos como os relatados nesse artigo. Mas certamente desativar eles aumenta o desafio, a diversão e a imersão do jogo.
Cosplayer, Pro Player de Fighting Games, computeiro e amante da musculação. Minha ocupação principal é como Analista de Performance de Sistemas Pleno e também faço bico como MacGyver dos computer.
