Neste artigo falarei sobre minha experiência começando a jogar a série da Fórmula 1 direto pelo jogo mais recente, o F1 25, e também sobre como foram as curvas de aprendizado, a gameplay, os gráfica, e principalmente, se recomendo para iniciantes.
Primeiramente vamos para as opções disponíveis no mercado: o “F1 24” e o “F1 25”, este último é o mais recente, possui gráficos muito superiores por atender somente a geração atual de consoles (PS5, Xbox X/S e PC), um preço menor (250 contra os 350 reais do F1 24) e conteúdos do filme da Fórmula 1, que pasmem, não vem junto com a Edição Deluxe, portanto recomendo comprar a versão base de qualquer forma.

Falando da gameplay em si, o jogo é bem divertido, preciso e complexo ao mesmo tempo, fazia anos que eu não jogava um jogo de corrida e me impressionei bastante com a física da simulação do jogo, não somente das pistas, mas também das condições climáticas, dos pneus, dos ajustes do carro e de demais novidades dessa versão do jogo, como a simulação do ar sujo, no qual você perde a estabilidade nas curvas ao perseguir outro carro (o que é a física real da coisa) e caso você permaneça no vácuo de outro piloto por muito tempo, o seu motor superaquece.
O jogo possui vários modos além do online e ranqueado, como o modo carreira, o modo história (“Ponto de Frenagem”), modo história do filme (DLC) e o F1 World, que considero o melhor modo para iniciantes por conter vários desafios progressivos além de missões diárias e semanais.

E um dos recursos extras que eu mais gostei foi de que na versão do PC, é possível falar com o mecânico usando o microfone, basta apertar o botão designado e falar o comando pra IA do mecânico reconhecer. Obs: pra esse recurso funcionar no jogo é necessário que o microfone esteja ligado (sem estar mutado) desde quando o jogo está abrindo.

Cosplayer, Pro Player de Fighting Games, computeiro e amante da musculação. Minha ocupação principal é como Analista de Performance de Sistemas Pleno e também faço bico como MacGyver dos computer.