Anúncio:

Na Black Friday eu adquiri meu volante Logitech G923 e trago neste artigo meu review sobre o conjunto de volante e pedais.

Visão geral – vale a pena?

No geral, minha experiência com o G923 foi muito boa, primeiramente o volante tem um acabamento “premium” muito bonito, inclusive o dos pedais, que são de metal, só de olhar pra eles já dá pra ver o quão melhores são do que o meu volante de ps2 que tive muitos anos atrás (foto ilustrativa rsrs).

A compatibilidade com os jogos foi totalmente plug n play, praticamente dispensando configurações adicionais, no driver G Hub nem tive de mexer em nada. Logo no F1 25 eu pude perceber o grande destaque dessa versão do volante que é o Trueforce, com ele pude sentir o carro ligado mesmo parado, mais o feedback das pequenas ondulações das pistas e o detalhe de cada zebra que o carro passa em cima.

sem cockpity, com mesa desmontada e cabos na maior bagunça

Mas não é muito fraco?

A principal observação que eu vi em reviews sobre o G923 em relação a demais volantes mais caros foi a de que o volante da Logitech era muito fraco, tendo só 2nm de força, principalmente em virtude de ele ser um volante que usa mecanismos de engrenagem e não o direct drive (quando o eixo do volante é diretamente ligado ao eixo de um motor elétrico).

Entretanto eu pude testar um volante direct drive da marca PXN na BGS desse ano, e digo que sim, o G923 é mais fraco que os direct drive, porém não há nenhum motivo para alguém que não é piloto profissional precisar de tanta força assim, o da Logitech já é forte o suficiente pra dar toda a imersão e até cansar [bastante] um iniciante. Inclusive, como o G923 tem o Trueforce, no geral eu considerei a experiência de pilotar ainda mais imersiva e divertida do que com o volante que eu pilotei na BGS, que não me dava nenhum feedback nas zebras (e diga-se de passagem, era um tremendo cardio usar um volante tão forte com pedais tão rígidos quanto aquele modelo da PXN).

Melhor que o G29?

Outra dúvida que tive de pesquisar muito para obter a resposta é a do quanto o G923 é melhor que a geração anterior de volantes da Logitech, o G29 e o G920 (sendo que a diferença entre estes dois é que o G29 tem mais botões e é para Playstation, enquanto o G920 é para Xbox). No caso, existem dois grandes upgrades:

  • Primeiro, o G923 possui um segundo motor de feedback, o Trueforce, que aumenta muito a quantidade de informações entregues pelo hardware para suas mãos.
  • Segundo, o pedal de freio do G923 foi refatorado em relação ao G29/G920, que era um ponto de muita reclamação da comunidade pela dureza e imprecisão do mesmo. Particularmente achei ótima a experiência com os pedais de metal do G923

Onde comprar?

Caso tenha ficado interessado no produto, você pode encontrá-lo na Amazon usando este link.

Detalhe: ao comprar usando um de nossos links, você apoia o projeto Name Here Later.

Anúncio:

Cosplayer, Pro Player de Fighting Games, computeiro e amante da musculação. Minha ocupação principal é como Analista de Performance de Sistemas Pleno e também faço bico como MacGyver dos computer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *